27 de novembro de 2025

Estamos com um novo site

 


Queridos leitores, estamos agora com um novo site, numa nova plataforma.
A muitos anos venho tentando dar uma nova cara ao meu blog, transformá-lo em algo mais "sério" e mais "maduro", digamos.
Portanto, estamos de casa nova. Um site com um melhor aspecto, e mais tecnologia.

Acesse agora:


25 de novembro de 2025

Criptomoedas: Bitcoin, Ethereum, Tether USDt, BNB, Binance coin, Cardano, Dogecoin, etc.

 As criptomoedas são moedas digitais descentralizadas que utilizam criptografia para transações seguras, sem a necessidade de uma autoridade central como um banco ou governo.

Abaixo, apresento um breve resumo das principais criptomoedas:


Bitcoin (BTC) 

O que é: A primeira e mais conhecida criptomoeda, criada em 2009 por uma pessoa ou grupo sob o pseudônimo "Satoshi Nakamoto".

Função: Funciona principalmente como uma reserva de valor digital ("ouro digital") e um meio de troca descentralizado ponto a ponto (P2P). Opera na tecnologia blockchain, que é um livro-razão público e imutável. 


Ethereum (ETH) 

O que é: Mais do que apenas uma moeda, o Ethereum é uma plataforma global e descentralizada para a criação de aplicativos descentralizados (dApps) e contratos inteligentes (smart contracts).

Função: A moeda nativa, o Ether (ETH), é usada para pagar as taxas de processamento de transações (as "taxas de gás") e executar operações na rede Ethereum. Diferente do Bitcoin, seu foco não é apenas ser dinheiro, mas sim alimentar um ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi) e outros serviços. 


Tether USDt (USDT) 

O que é: É uma stablecoin (moeda estável), o que significa que seu valor é atrelado a um ativo do mundo real, neste caso, o dólar americano, na proporção de 1:1.

Função: O Tether oferece estabilidade de preço no volátil mercado de criptoativos. É amplamente utilizado por investidores para transferir fundos entre diferentes exchanges e realizar negociações sem precisar converter criptomoedas em moedas fiduciárias tradicionais (como o real ou dólar), evitando a volatilidade do mercado. 


BNB (Binance Coin) 

O que é: O token de utilidade nativo do ecossistema da BNB Chain, que foi desenvolvido pela maior exchange de criptomoedas do mundo em volume, a Binance.

Função: Inicialmente, o BNB era usado para obter descontos nas taxas de negociação na plataforma Binance. Hoje, ele tem múltiplas utilidades, incluindo pagar taxas de transação na rede BNB Chain, participar de vendas de tokens e ser usado em diversos serviços dentro do ecossistema da Binance. 


Cardano (ADA)

O que é: Uma plataforma de contratos inteligentes semelhante ao Ethereum, mas que busca oferecer maior escalabilidade, interoperabilidade e sustentabilidade através de uma abordagem baseada em pesquisa e métodos científicos revisados por pares.

Função: A moeda ADA é usada para participar da operação da rede (staking) e pagar taxas de transação, com o objetivo de construir uma plataforma mais eficiente e segura para dApps. 


Dogecoin (DOGE) 

O que é: Originalmente criada como uma sátira (meme coin) baseada no popular meme da internet "Doge" (um cachorro Shiba Inu).

Função: Apesar de sua origem humorística, o Dogecoin desenvolveu uma comunidade grande e ativa e é usado principalmente para gorjetas online e pagamentos casuais devido às suas transações rápidas e de baixo custo. Sua popularidade é frequentemente impulsionada por tendências nas redes sociais. 


* * * 

É muito importante lembrar, que essas moedas físicas não existem (São moedas-fantasias), e não têm valor monetário, servindo apenas como itens ilustrativos e colecionáveis.

A explicação, é que, como algo natural entre nós humanos, precisamos de ter a imagem das coisas, em sua forma real, para termos uma noção do que se refere aquele item.

21 de novembro de 2025

Cédulas banhadas a ouro... Verdade ou mentira?


As "cédulas de ouro", ou "banhadas à ouro" que se encontram à venda em lojas online (Mercado Livre, Shopee ou Amazon) ou em lojas do ramo, são, réplicas ou itens de coleção sem valor monetário real. 

Elas são feitas de materiais baratos, como plástico (polímero) ou papel, revestidos com uma fina folha ou pigmento dourado para dar a aparência de ouro. A quantidade de ouro, se houver, é mínima e sem valor comercial significativo.

São vendidas como souvenirs, itens decorativos, ou para fins de colecionismo numismático, não como dinheiro real ou investimento em metal precioso, e vendidas à um preço absurdo.

O valor real delas é puramente o de um item colecionável, que pode variar dependendo da raridade ou do interesse público, mas não reflete o preço do ouro no mercado de commodities.



Fraudes: É importante ter cuidado com esquemas que tentam vender essas réplicas como um investimento em ouro de verdade, ou quando tentam te iludir afirmando que esse material é uma "nota banhada em ouro 18 quilates". NÃO EXISTE OURO.


Por outro lado... Em Dubai...



Não é novidade que Dubai é sinônimo de luxo. E a novidade mais recente é de impressionar qualquer um: cédulas de ouro!

A Joalheria Dian é a responsável pelo novo souvenir, que viralizou ao ser divulgado nas redes sociais por um influenciador local.

A cédula, de produção limitada, produzida com ouro 24 quilates, apresenta um número de série único em cada unidade, o que torna cada peça ainda mais exclusiva.

Assim como uma cédula comum, ela tem dois lados: na parte da frente, a nota traz uma bela imagem do pôr-do-sol com os arranha-céus de Dubai, e o verso é preenchido pelo deserto árabe com um camelo em primeiro plano.





O ouro tem um profundo significado cultural nos Emirados Árabes Unidos, simbolizando riqueza, prosperidade e status social. O país possui uma rica história de ourivesaria, com técnicas tradicionais transmitidas de geração em geração. De joias com design intrincado a adornos em roupas, o ouro é um elemento onipresente na cultura emiradense. Marcas de moda de luxo frequentemente se inspiram nesses motivos culturais, incorporando-os em seus designs para criar peças que homenageiam a herança da região.

Quem for viajar pra lá e quiser trazer uma ‘lembrancinha’ para os amigos precisa desembolsar 159 dirhams dos Emirados Árabes, o equivalente a aproximadamente R$ 236,00 para comprar uma única cédula.



A nota, vale lembrar, não tem valor monetário, e serve exclusivamente como um souvenir.




Fonte (Com correções): https://ocp.news/entretenimento/video-nova-cedula-de-dubai-e-feita-de-ouro-18-quilates

Site da Joalheria Dian: https://dianjewellery.com

Matérias mais vistas: