1 Real - Versão 2a família

Quando a segunda família do Real surgiu, a nota de 1 real deixou de existir e deixou milhares de brasileiros tristes e desconsolados.


Desde então, sempre rolou aquela dúvida.. "Como seria a notinha de 1 real, caso ela existisse hoje em dia?" 
Decidi criá-la baseando-me no layout das novas cédulas do Real, e me inspirando bastante nas primeiras cédulas de 1 Real (Sim, não existiu apenas 1, mas 4. Confira abaixo).

As 4 notas de 1 real

As diferenças:

1 - A primeira a ser lançada em 1994, tinha a efígie da República como marca d'água, fio de segurança, e conhecida pelo nome de "cédula pagã" por não ter a frase "Deus seja louvado".

2 - A segunda nota a ser lançada, tinha a efígie da República como marca d'água, fio de segurança, e foi adicionada a frase "Deus seja louvado".

3 - A terceira nota a ser lançada, tinha agora a bandeira do Brasil como marca d'água, e perdeu o fio de segurança.

4 - A quarta e última nota a ser lançada, tinha a bandeira do Brasil como marca d'água, ganhou cores mais contrastantes, foi adicionado uma barra grossa e vertical no lugar do "0" à esquerda para ser melhor identificada taticamente pelos deficientes visuais, foi adicionado a frase "República Federativa do Brasil" no lugar de "Banco Central do Brasil", e a mesma frase desceu para a parte inferior, o numeral "1" foi redimensionado... E pra finalizar, o brasão mudou de visual.
(Ou seja: CAGARAM na última nota)


A cédula de 1 real deixou de existir a partir de 2010, por conta do alto custo de fabricação da mesma, pelo fato de ser a nota mais circulante no país e muito usada para o troco, era a que mais se desgastava, obrigando o Banco Central a gastar muito dinheiro, fabricando as notinhas com muita frequência para repor as notas desgastadas e extraviadas.
Foi assim que as moedas de 1 real ganharam força, ocupando de vez o lugar da cédula, por terem uma durabilidade muito superior, por serem de metal.

Dando vida à nova nota de 1 Real

Na minha concepção, a cédula de tonalidade verde (atualmente inexistente nas cédulas do real) voltou a brilhar e ocupar um lugar de destaque na minha coleção particular. No reverso da nota, foi mantida a imagem do beija-flor, ave típica da fauna brasileira.

Com um trabalho minucioso, depois de diversas versões, após 10 anos do início do projeto, finalmente cheguei à versão final:
1 real nova versão



Sinceramente, o bichinho faz falta.
Bem-vindo de volta beija-flor!

Lembre-se: A nota de 1 real não existe. Evite repassar qualquer nota falsa, diferenciada e/ou de valor inexistente no comércio, pois isso pode configurar alguma penalidade criminal. Faça uso desses trabalhos artísticos apenas para diversão, colecionismo e curiosidade.

Este blog e o seu criador não têm a menor intenção de confrontar leis de qualquer espécie, direitos de imagem e de autor. Caso algum material de sua autoria ou imagem esteja neste blog, por favor, entre em contato comigo.

Comentários

  1. Oii você faz uma assim pra vender pra minha coleção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, posso sim, mas no momento tenho que ver se tenho cédulas disponíveis. Lembrando que essas notas JAMAIS devem ser repassadas no comércio de qualquer tipo, pois isso configuraria crime de falsificação de dinheiro. A ideia é a liberdade artística sob o dinheiro circulante, a beleza, e a curiosidade do conceito da nota de 1 real, caso existisse. Caso se interesse, podemos conversar mais.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, deixe seu comentário.