23 de junho de 2022

1 Real - Versão 2ª família

Quando a segunda família do Real surgiu, a nota de 1 real deixou de existir e deixou milhares de brasileiros tristes e desconsolados.


Desde então, sempre rolou aquela dúvida.. "Como seria a notinha de 1 real, caso ela existisse hoje em dia?" 
Decidi criá-la baseando-me no layout das novas cédulas do Real, e me inspirando bastante nas primeiras cédulas de 1 Real (Sim, não existiu apenas 1, mas 4. Confira abaixo).

As 4 notas de 1 real

As diferenças:

1 - A primeira a ser lançada em 1994, tinha a efígie da República como marca d'água, fio de segurança, e conhecida pelo nome de "cédula pagã" por não ter a frase "Deus seja louvado".

2 - A segunda nota a ser lançada, tinha a efígie da República como marca d'água, fio de segurança, e foi adicionada a frase "Deus seja louvado".

3 - A terceira nota a ser lançada, tinha agora a bandeira do Brasil como marca d'água, e perdeu o fio de segurança.

4 - A quarta e última nota a ser lançada, tinha a bandeira do Brasil como marca d'água, ganhou cores mais contrastantes, foi adicionado uma barra grossa e vertical no lugar do "0" à esquerda para ser melhor identificada taticamente pelos deficientes visuais, foi adicionado a frase "República Federativa do Brasil" no lugar de "Banco Central do Brasil", e a mesma frase desceu para a parte inferior, o numeral "1" foi redimensionado... E pra finalizar, o brasão mudou de visual.
(Ou seja: CAGARAM na última nota)


A cédula de 1 real deixou de existir a partir de 2010, por conta do alto custo de fabricação da mesma, pelo fato de ser a nota mais circulante no país e muito usada para o troco, era a que mais se desgastava, obrigando o Banco Central a gastar muito dinheiro, fabricando as notinhas com muita frequência para repor as notas desgastadas e extraviadas.
Foi assim que as moedas de 1 real ganharam força, ocupando de vez o lugar da cédula, por terem uma durabilidade muito superior, por serem de metal.

Dando vida à nova nota de 1 Real

Na minha concepção, a cédula de tonalidade verde (atualmente inexistente nas cédulas do real) voltou a brilhar e ocupar um lugar de destaque na minha coleção particular. No reverso da nota, foi mantida a imagem do beija-flor, ave típica da fauna brasileira.

Com um trabalho minucioso, depois de diversas versões, após 10 anos do início do projeto, finalmente cheguei à versão final:
1 real nova versão



Sinceramente, o bichinho faz falta.
Bem-vindo de volta beija-flor!

Lembre-se: A nota de 1 real não existe. Evite repassar qualquer nota falsa, diferenciada e/ou de valor inexistente no comércio, pois isso pode configurar alguma penalidade criminal. Faça uso desses trabalhos artísticos apenas para diversão, colecionismo e curiosidade.

Este blog e o seu criador não têm a menor intenção de confrontar leis de qualquer espécie, direitos de imagem e de autor. Caso algum material de sua autoria ou imagem esteja neste blog, por favor, entre em contato comigo.

21 de junho de 2022

Silvio Santos e sua nota de 1 milhão de Reais. Quem quer dinheiro??


Todo brasileiro sabe que Senor Abravanel, popularmente conhecido pelo nome de "Silvio Santos", é uma figura antiga da TV brasileira, um cidadão que conseguiu sair da pobreza, ficou milionário e fundou uma emissora de TV, o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) que de brasileiro não tem NADA, é também conhecido como "O homem do milhão". 

Em 2019, usando como base as notas da primeira família do Real, fiz uma nota no valor de UM MILHÃO DE REAIS estampada com a cara do Silvio Santos, fugindo dos padrões do layout original.

Não são barras de ouro,
MÁ OE! JÁ PENSOU EM TER UMA DESSAS NO SEU BOLSO??

QUEM QUER DINHEIROOOO??



Adilson dos Santos, participante, ganhou das mãos do Silvio Santos, 1 milhão de reais.


Silvio Santos e sua nota de 1 milhão de Reais
Crédito de imagem do reverso: Pedro Alonso.

Fica aqui, uma pequena homenagem ao Silvio.







Evite repassar qualquer nota falsa, diferenciada e/ou de valor inexistente no comércio, pois isso pode configurar alguma penalidade criminal. Faça uso desses trabalhos artísticos apenas para diversão, colecionismo e curiosidade.

Este blog e o seu criador não têm a menor intenção de confrontar leis de qualquer espécie, direitos de imagem e de autor. Caso algum material de sua autoria ou imagem esteja neste blog, por favor, entre em contato comigo.

Cédula de Protesto: Os Cunha Dólares

Um militante jogou dólares-fantasia na cabeça de Cunha durante uma entrevista. O homem gritou sobre supostas 'contas na Suíça' e foi detido pela Polícia Legislativa.
Um militante jogou dólares-fantasia na cabeça de Eduardo Cunha durante uma entrevista.
O homem gritou sobre supostas 'contas na Suíça' e foi detido pela Polícia Legislativa.
Foto de Lula Marques/Agência PT


Em Brasília, no dia 04/11/2015, um manifestante jogou, literalmente, um balde de dólares na cabeça do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), durante uma entrevista coletiva no Salão Verde da Casa.



“Trouxeram sua encomenda da Suíça”, gritou o rapaz antes de jogar as cédulas, que trazem uma foto de Cunha no centro e contêm a inscrição do Movimento Levante Popular da Juventude.

O homem foi detido logo em seguida por seguranças e levado para o Departamento de Polícia Legislativa da Câmara. Cunha permaneceu em frente aos microfones e prosseguiu com a entrevista. Momentos antes, defensores de Dilma e grupo pró-impeachment haviam entrado em confronto no Salão Verde da Câmara.

A assessoria de imprensa do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), simpatizante do Levante Popular da Juventude, informou que o parlamentar foi informado que o militante detido seria Thiago Pará, secretário-geral da UNE e integrante do movimento. Até a última atualização desta reportagem (novembro de 2015), o manifestante ainda prestava depoimento à Polícia Legislativa.

Enquanto o rapaz era detido, manifestantes favoráveis à abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff gritaram: “Fora, PT, fora PT!”. Eduardo Cunha disse que iria reestabelecer a ordem na Câmara e afirmou que não iria se intimidar com a atitude de “um militante contratado”.

“Não vou, por causa de um militante encomendado aqui para fazer uma agressão, me intimidar, constranger. Ele foi contratado por alguém com um objetivo. Não vou pautar a minha atuação por causa de um militante. Vou impor a ordem à Casa, pode ter certeza disso”, disse.

“A Casa não será alvo de permanentes panfletos. O que acontece é que foram executar a minha ordem na marra antes da polícia legislativa. Por isso, vamos instaurar uma sindicância e quem cometeu ato de violência vai ser punido”, disse Eduardo Cunha.




Sobre o trabalho produzido pelo grupo de manifestantes



Pouco tempo depois do ocorrido, tentei contato com um colecionador de Brasília Bruno Diniz, do blog Diniz Numismática, que dizia ter em mãos, alguns exemplares originais dessas notas jogadas no Congresso Nacional, que informou que o material possivelmente foi confeccionado em papel simples "Offset".
Neste caso, de acordo com as fotos e vídeos sobre o ocorrido, acredito que ambos os lados da cédula sejam a mesma estampa.

Fontes: Jornalspnorte.com.br, G1.globo.com (Com alterações).

Matérias mais vistas: