Dinheiro da Antártida?





A Antártida é um território bastante hostil e difícil para a vida humana na Terra, além de ser um continente exclusivamente afastado de todos os outros do planeta. O continente mais próximo é a América do Sul.

Em questão de território, a qual ele pertenceria, está sujeita ao chamado "Tratado da Antártida", que é um tratado que obriga vários países a concordarem que o continente deve ser usado apenas para a exploração científica. E por incrível que pareça, esses países que reivindicam seus territórios são: Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido.

Pelas difíceis condições climáticas, o continente não tem uma população permanente, embora tenha uma pequena população provisória de cientistas e pessoal de apoio nas bases polares, que oscila entre 1.000 e 4.000 pessoas dependendo da condição climática. Dois destes assentamentos com uma população regular, incluindo crianças, são a Villa Las Estrellas que pertence ao Chile, e Base Esperanza, da Argentina. Visitas turísticas para a população em geral são proibidas.

As cédulas são assinadas com o nome de seu criador: David John Hamilton.

Sabe-se que elas foram criadas nos Estados Unidos a partir de 1996 e redesenhadas posteriormente, por isso que os colecionadores podem encontrar 2 cédulas idênticas no mercado. A partir dos anos 2000, inclusive, uma nova coleção foi criada pelo mesmo autor.


CONFIRA A SEGUNDA COLEÇÃO, CONFECCIONADAS EM POLÍMERO.









A PRIMEIRA COLEÇÃO, CONFECCIONADA EM PAPEL MOEDA.










UMA TERCEIRA COLEÇÃO, DE 1996, CONFECCIONADAS EM PAPEL MOEDA.






Vale lembrar que na Antártida, não existe moeda corrente. Todas as cédulas que levam o nome do continente antártico são moedas fantasias. Ou seja; não têm curso legal. Mas..... Curiosamente, segundo o blog Robert's World Money Blog, essas cédulas eram SIM usadas comercialmente. Claro, que seu uso não é aceitável por bancos, mas eram usadas como uma forma de dinheiro no território. Mas antes, era necessário perguntar se a pessoa aceitava a cédula.

Sua taxa de conversão cambial seria de 1:1 dólar americano.

Me referi no passado, porquê, pelo fato das notas serem fantasias e numeradas manualmente, suas reproduções são limitadas, apesar de ainda serem encontradas em sites americanos de vendas online, já são consideradas escassas.


As peças podem ser compradas pelo site Robert's World Money.Com.

Comentários