Os dólares da Disney deixaram saudade...


Os dólares da Disney eram uma forma de "script corporativo" vendido pela Walt Disney Company e trocável por bens ou serviços em muitas instalações da Disney, como se fosse um vale, ou moeda local.


As notas são similares em tamanho, forma e design ao dinheiro dos Estados Unidos, a maioria das notas têm a imagem do Mickey, Minnie Mouse, Pato Donald, Pateta, Pluto ou Dumbo. A moeda era aceita nos parques temáticos da empresa, nos navios de cruzeiro da Disney, na Disney Store e em certas partes de Castaway Cay, a ilha privada da Disney no Caribe.

Os dólares da Disney vêm nas séries A a D, a primeira criada para o Disneyland Resort no sul da Califórnia e a segunda para o Walt Disney World Resort no centro da Flórida. Em 2005, os dois resorts lançaram uma nota de US $50 projetada pelo artista da Disney Charles Boyer para comemorar o 50º aniversário da Disneylândia. Depois de 2004, eles também emitiram a série T para as lojas da Disney. Às vezes, edições especiais eram vendidas aos membros do elenco da Disney como forma de "incentivo" (Como assim?).

Infelizmente, as cédulas pararam de ser fabricadas pela Disney em 14 de maio de 2016.
Mas elas ainda serão aceitas por tempo indeterminado. 
(Ou seja meus queridos: Quem aproveitou, aproveitou. Quem pegou, pegou. Quem não pegou, vai pagar caro agora por uma notinha dessas).




O início

Os dólares da Disney foram usados ​​pela primeira vez na Disneylândia em 5 de maio de 1987, enquanto a Walt Disney World começou com a moeda usada no Epcot em 2 de outubro, fruto da ideia de um funcionário da Califórnia que pensou em conquistar os fãs colecionadores, e agradou muita gente. As notas inicialmente eram estampadas nos valores de $ 1 e $ 5. Em 1990, a Disney adicionou uma nota de 10 dólares, emitida para comemorar o 35º aniversário da Disneylândia. Em 1992, as lojas da Disney começaram a usar as notas. No aniversário de 65 anos do Mickey Mouse em 1993, foi emitido um dólar especial da Disney de US $ 1.

Todos os dólares da Disney eram assinados pelo "tesoureiro" Scrooge McDuck (Tio Patinhas, no português) e tinham a imagem da Tinker Bell (Sininho) na frente.

O uso

As notas eram utilizadas na troca ​por bens ou serviços nos parques temáticos da Disney, nos navios de cruzeiro da Disney, no porto de escala Castaway Cay da Disney e nas Lojas da Disney, a menos que indicações em contrário sejam impressas nas notas individuais. No entanto, elas não eram compatíveis com máquinas de moedas e deviam ser trocados por moedas dos EUA se as máquinas fossem usadas. Além disso, os Dólares da Disney podiam ser trocadas pelo mesmo valor em dólares, sem taxas de conversão. Ou seja: 1 Dólar da Disney valia 1 Dólar americano.

Elas geralmente eram usadas como lembranças ou usadas pelos fãs como objetos de recordação da Disney, mas nos resorts da Disney também podiam ser trocados por moeda americana.

Os recursos de segurança 

Dizem que os Dólares da Disney foram criados com recursos anti-falsificação, como microimpressões, e tinta refletora / impressão difícil de copiar / imprimir na frente e no verso da nota. Além disso, as notas são impressas com números de série e letras exclusivas para cada valor de nota. Os dólares têm pequenos pedaços de glitter espalhados como uma faixa no lado esquerdo.


Confira algumas notas:

Mickey e Minnie  / Disneylândia Resort na Califórnia / 1 Disney Dólar


 Pequena sereia / 20 anos dos dólares da Disney / 1 Disney Dólar


Cinderella / 20 anos dos dólares da Disney / 10 Disney Dólares


Piratas do Caribe / 20 anos dos dólares da Disney / 1 Disney Dólar


Pateta / 50 anos da Disney / 5 Disney Dólares


Minnie / 50 anos da Disney / 10 Disney Dólares


Mickey / Réveillon de 2000 / 1 Disney Dólar


Pato Donald / Réveillon de 2000 / 10 Disney Dólares


Mickey / Castelo da Bela Adormecida / 1 Disney Dólar


Pateta / 5 Disney Dólares


Uma das cédulas de menor tiragem, as mais raras:
Mickey / 50 anos da Disney / 50 Disney Dólares


Você pode conferir praticamente TODAS as notas já lançadas no site da própria Disney: Disney Dollars .net.

Comentários