Se você está nesse blog, então você já viu cédulas de diversos países, e provavelmente concorda: No geral, são todas “sem sal” e super ultrapassadas. Ciente disso, a designer húngara Barbara Bernát decidiu mudar esta realidade ao fazer o redesign do dinheiro da Hungria como seu projeto de mestrado em 2014/2015.
E como a Europa é conhecida por sua enorme beleza, o que inclui sua fauna e flora maravilhosa, a designer fez questão de colocar toda essa riqueza natural do continente nas cédulas húngaras: De um lado, a designer colocou animais do continente. Do outro, plantas regionais. E tudo isso em desenhos feitos à mão (Menos os números e textos).
5 Euros
Animal: Lagarto Lacerta agillis
Planta: Grama Setaria viridis
10 Euros
Animal: Gliridae Elliomys quercinus
Planta: Rowan Sorbus aucuparia
20 Euros
Animal: Gralha-Cinzenta Corvus cornix
Planta: Sycarmos Platanus x Hybrida
50 Euros
Animal: Raposa Vermelha Vulpes vulpes
Planta: Samambaia Dryopteris fillix-mas
100 Euros
Animal: Cervo Capreolus capreolus
Planta: Carvalho Quercus robur
Esse redesign do dinheiro húngaro manteve as proporções originais das cédulas do euro, o que significa que o tamanho da nota cresce de acordo com seu valor, e se você observar bem, os animais também parecem aumentar de acordo com o valor das cédulas. Mais abaixo, você pode acompanhar o processo de produção do dinheiro.
Processo de criação
Abaixo você pode ver o extenso (e provavelmente penoso) processo de criação de todas as cédulas húngaras. Como percebe-se na imagem abaixo, diversos roughs foram criados, alguns com animais e plantas descartadas (ou que mudaram de pose) até que Barbara obtivesse o design ideal.
Veja o esboço da samambaia, e como ela desenha bem:
Detalhe da samambaia na cédula já finalizada:
Durante o processo de confecção:
Notas finalizadas, veja como ficaram lindas:
Esboço final:
Esse detalhe da cédula na luz negra ficou espetacular, é uma ideia jamais imaginada no mundo:
Os esboços que foram alterados/descartados:
Assim como muitos trabalhos pelo mundo à fora, este foi um trabalho apenas conceitual, que não se encontra à venda. Mas ainda assim, se você quiser imprimir e guardar essas peças na sua coleção, aproveite, que eu peguei uma por uma, recortei, redimensionei, apesar da má resolução, e disponibilizei aqui no blog pra você imprimir.
Gostou do trabalho? Confesso que foi um dos melhores que já vi até agora.
Fontes: Temporal Cerebral e Behance.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi, deixe seu comentário.