a FALSIFICAÇÃO das minhas cédulas na Internet


Meus senhores, já faz algum tempo que eu venho denunciando aqui no blog, a falsificação e venda dos meus trabalhos em plataformas virtuais de vendas online, como Shopee e Mercado Livre. Hoje pela manhã, navegando pela Shopee, encontrei novamente alguns anúncios de trabalhos meus; Uma cédula teste de 60 Reais dos 60 anos de Ayrton Senna, que na época quando eu postei aqui no blog, era uma nota vermelha com cores muito fortes, e uma cédula de 1 Cruzeiro em homenagem à atriz Tônia Carrero e ao Benedito Ribeiro, que foi responsável pelo design de muitas cédulas circulantes no Brasil...

Enfim, mandei mensagem ao cidadão que usa um nome ficcional no perfil de "Santa Catarina Coleções" e fiz a denúncia ao site de vendas. Mas não é o bastante, é necessário que TODOS NÓS denunciemos essa prática de FALSIFICAÇÃO. Afinal de contas, a Internet não pode ser uma eterna "Terra Sem Lei". Precisamos nos posicionar contra esse ato delinquente. E se você não concorda comigo, me responda uma dúvida: Você acharia justo alguém vender uma ideia sua, ganhando dinheiro às suas custas? Eu acho que não.

Não sei se é o caso de envolver a polícia, o Procon, tudo é meio complexo, mas terei que procurar novamente a lei caso as coisas não se resolvam.



Esse perfil na Shopee já é um velho conhecido, é conhecido como o "Rei das Falsificações". Todas as cédulas que ele pode pegar na Internet, ele irá replicar e vender.

Precisamos nos posicionar contra e ter consciência sobre essa realidade.

Quando produzimos um material e colocamos na Internet, é para divulgar ideias e compartilhar nossos interesses, mas não temos que sair pegando e copiando tudo e querer fazer dinheiro assim sem o mínimo consentimento do criador! Não é legal! E existe lei para isso.
Ao criar uma cédula fantasia, ou um trabalho de arte qualquer, a gente estuda sobre o tema, faz planejamentos, faz testes de cores, design, faz, refaz, corrige... Passamos tempos de nossas vidas criando algo que temos em mente.... E alguém simplesmente dá um clique com o botão direito do mouse, salva, imprime, e ganha um dinheiro fácil. Um dinheiro sujo e sem um pingo de suor.

Às vezes, no meio de tanta aflição ocasionada por isso, eu me pergunto; "Será que eu deveria me sentir bem com isso? Alguém pegando o meu trabalho, copiando, vendendo, ganhando dinheiro?"
Sim, eu sei que eu errei no início da criação do blogger. Não tive maldade em mente e não achei que alguém seria capaz de fazer algo assim. Mas o tempo passa e nos ensina que temos que ter maldade em mente, afinal, "O mundo é dos espertos", e hoje em dia em tempos de Internet, "Nada se cria, tudo se copia"...

Só para você ter uma ideia, a cédula de 60 reais do Ayrton Senna, sequer, nunca foi impressa. Primeiro porque não achei papel adequado, e segundo, porque o Real ainda é uma cédula em circulação.

Você, que compra cédulas ou qualquer coisa falsificada, eu te faço outra pergunta: Qual é a graça de ter uma cópia mal feita na sua coleção? Qual é o tesão de receber uma peça, que não passa de uma simples xerox colorida? Você se sente bem com isso? Alimentando um ato criminoso, um ato sujo, sem gosto e sem valor?
Não vou bancar o "Santo" não, eu já cometi o ato de comprar uma cédula falsa, mas eu não sabia que era uma cópia (Claro, eu devia ter desconfiado do baixo valor de venda), e você não imagina o tamanho da minha decepção quando recebi o material em mãos. Foi o dinheiro mais mal gasto da minha vida. Dinheiro jogado no lixo.

#FicaaDica meu povo! A criminalidade está solta!
Compre de vendedores sérios!
Adquira suas peças direto com seus criadores!
Tenha senso!

Diga NÃO às falsificações! E denunciem!

Comentários